Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Verão e tecnologia elevam produção agropecuária na Bahia

O verão reúne condições consideradas favoráveis ao desenvolvimento de diversas culturas agrícolas na Bahia, como sojamilhofeijãoarrozalgodão e café. De acordo com informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), o período se caracteriza pela alta luminosidade, temperaturas elevadas e boa distribuição de chuvas, fatores essenciais para o crescimento das plantas. A pasta destaca que a atenção às condições climáticas também é fundamental para a pecuária, uma vez que grande parte do território baiano está localizada na região do semiárido

Segundo a Seagri, o acompanhamento constante das previsões meteorológicas é uma das principais orientações aos produtores para garantir melhores resultados no verão. Entre as ferramentas disponíveis, o órgão aponta o aplicativo ZARC – Plantio Certo, que permite o acesso às informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, indicando as melhores épocas de plantio para mais de 43 culturas e os diferentes níveis de risco associados a eventos meteorológicos.

A secretaria informa ainda que estratégias como a integração lavoura-floresta, o plantio direto com manutenção da palhada no solo e o uso de cultivares geneticamente melhoradas contribuem para a conservação da umidade e para maior tolerância das lavouras à seca.

Na pecuária, o clima segue como um dos principais fatores que influenciam a produtividade. De acordo com o assessor técnico da Seagri, Paulo Emílio Torres, “Especialmente pelo fato de que cerca de 80% do território do Estado está inserido na faixa do semiárido, realidade que historicamente moldou os sistemas produtivos e a forma de convivência com o clima. Essa característica impõe desafios, mas também consolidou um modelo de produção baseado na adaptação, resiliência e planejamento”.

Para o gestor, a convivência com o semiárido permanece como a principal estratégia para a sustentabilidade da atividade pecuária no estado. “Em anos com maior volume de chuvas, torna-se fundamental que os produtores estejam preparados para ampliar a produção e o armazenamento de alimentos, como silagens, fenos e forragens estratégicas, criando reservas capazes de sustentar os rebanhos em períodos menos favoráveis”, destaca.

Fonte: Agrolink – Seane Lennon

Deixe seu comentário: