Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Algas deixam a Lagoa dos Patos verde em Tapes

Veranistas que procuram as águas da Lagoa dos Patos, em Tapes, foram surpreendidos com a alteração na cor da água ao longo dos últimos dias.
Uma pesquisa realizada por estudantes da unidades da Uergs em Tapes constatou uma alta incidência de floração de cianobactérias do dia 24 ao dia 28/02.
Conforme os pesquisadores, em condições de alta temperatura e grande oferta de elevados níveis de nutrientes (principalmente nitrogênio e fósforo), podendo formar as chamadas “marés verdes” ou “azuis”, causadas pela proliferação das cianobactérias em água doce; os gêneros envolvidos podem ser Anabaena, Microcystis ou Aphanizomenon.
As toxinas liberadas pelas cianobactérias podem causar vários sintomas gastrointestinais e hepáticos em humanos, com sintomas como diarréia, vômito, indisposição, dor abdominal, em casos agudos os sintomas chegam a durar mais de uma semana. Também causam irritação na pele e mucosas internas.
Não se recomenda contato com água enquanto apresentar floração.
No dia 27/02 foram feitas coletas para análise da água por bolsistas da UERGS e por pesquisadores FURG (Unidade de Pesquisas em Cianobactérias). Este trabalho de monitoramento faz parte de um projeto de Pesquisa da UERGS/Tapes.
Imagens:  Rafaela Printes e Bruno Silveira /
Fonte: Uergs Tapes,Donfa News

Deixe seu comentário: