Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes avalia novo decreto como paliativo em Porto Alegre

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Rio Grande do Sul (Abrasel-RS), Maria Fernanda Tartoni, avaliou na manhã deste sábado o decreto municipal 20.687, publicado na noite de sexta-feira e que permite abertura do comércio de segunda a sexta-feira em Porto Alegre. “Não é o modelo que a gente almeja. Para uma parcela do nosso setor, de segunda a sexta-feira não é uma solução, é um paliativo”, avaliou. “Temos uma quantidade razoável de restaurantes que trabalham somente no período da noite e alguns têm seu ponto alto nos finais de semana”, acrescentou. Pelo novo decreto, o setor pode ficar aberto entre segunda e sexta-feira no horário das 11h às 17h, com restrição ao número de clientes.

Maria Fernanda Tartoni entende que “algumas restrições à saúde ainda devem ser feitas, mas estamos há um tempo pedindo que englobe pelo menos o sábado e o domingo para recomeçar uma recuperação”. A presidente da Abrasel-RS reconheceu mesmo assim que o decreto municipal de sexta-feira “já o início da recuperação”. Manifestando confiança, ela espera que “daqui para a frente se consiga uma curva de recuperação” ainda que seja gradual. “Temos um pouco mais esperança”, resumiu.

Neste sábado, os restaurantes podiam funcionar somente através de tele entrega ou no sistema pague e pegue. “As pessoas estão ligando para os restaurantes e perguntando que está acontecendo. As pessoas ainda estão um pouco confusas”, constatou. A presidente da Abrasel-RS enfatizou que todos cuidados contra o novo coronavírus foram tomados. Ela citou, como exemplo, a redução do número de clientes, uso de máscara e álcool gel, além de buffet servido somente por funcionário. “Tudo mundo está trabalhando certinho”, assegurou.

A reportagem do Correio do Povo percorreu na manhã deste sábado algumas zonas comerciais da cidade e regiões tradicionais de movimento de público na cidade. A percepção é de que muitos estabelecimentos obedeceram às determinações, mas outros funcionaram contrariando às normas, alguns de modo discreto e outros de forma ostensiva. Muitas lojas de vestuário e calçados foram flagradas abertas normalmente. Alguns bares também serviam em mesas. No entanto, os restaurantes com tele entrega e sistema pague e leve mantinham-se dentro das regras.

Conforme o decreto 20.687 da Prefeitura de Porto Alegre, os estabelecimentos de rua, shoppings ou centros comerciais podem funcionar somente de segunda a quinta-feira, das 10h às 17h, exceto os classificados como permitidos ou essenciais, que poderão operar sem restrição de horário. Restaurantes estão liberados de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, com restrição ao número de clientes. Já as academias precisam respeitar normas, como a limitação de um aluno a cada 16m².

As demais liberações seguem regras do decreto anterior. Para os serviços, o decreto mantém as regras anteriores, com o setor podendo funcionar de segunda a sexta-feira com horário reduzido, observando as regras de higiene e distanciamento. Já as atividades industriais, de prestação de serviço estão autorizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. As exceções ficam por conta dos serviços essenciais, que seguem sem restrições. A construção civil também está liberada conforme o novo decreto.

Fonte: Correio do Povo

Deixe seu comentário: