Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Bebê de um ano e três meses morre com Covid-19 em Barretos, SP

Um bebê de um ano e três meses morreu com Covid-19 na madrugada desta quinta-feira (17) em Barretos (SP). João Guilherme Martins Rodrigues foi internado na Santa Casa na quarta-feira (16), mas não resistiu às complicações da doença.

Mãe do menino, Letícia Martins Rodrigues afirma que o filho começou a apresentar febre alta na segunda-feira (14). Como a criança não estava bem e a família toda tinha sintomas de gripe, Letícia procurou atendimento em um posto de saúde. João Guilherme foi medicado e mandado para casa.

Segundo Letícia, apesar da medicação, a febre alta persistiu e ela voltou a procurar atendimento na terça-feira (15). No mesmo dia, a mãe dela testou positivo para Covid.

“Meu filho estava com 39, 40 graus de febre. Dipirona, paracetamol, ibuprofeno, remédio nenhum cortava a febre do meu filho.”

Na quarta-feira, o estado de saúde de João Guilherme se agravou, e Letícia levou o filho ao posto de saúde perto da casa da família. De lá, o menino foi encaminhado para a Santa Casa, onde chegou com sinais de convulsão.

“Meu filho estava pelando de febre. Ontem de manhã, na hora do almoço, eu vi que meu filho não estava bem, ele estava entortando. Eu corri com ele para o posto de saúde mais próximo de casa e ele estava convulsionando.”

Teste de Covid

De acordo com a mãe, só na Santa Casa os médicos testaram a criança para Covid-19 e o resultado do exame deu positivo.

“Os médicos [da Santa Casa] fizeram de tudo para salvar meu filho, mas chegou um ponto que não teve mais o que fazer.”

João Guilherme morreu na madrugada desta quinta-feira. O corpo dele foi levado em um cortejo que partiu da Santa Casa direto para o cemitério de Barretos,onde foi sepultado.

Letícia acredita que se o filho tivesse feito exame antes, o quadro poderia ter disso diferente.

“Desde segunda-feira, a família inteira em casa estava ruim da gripe. Minha mãe testou positivo e, na terça, quando eu voltei ao médico, eu disse que minha mãe tinha testado positivo. Se tivesse feito o teste de Covid nele, não agravaria como agravou. Só minha mãe fez o teste, ninguém mais aqui de casa.”

Letícia chora a morte do filho João Guilherme, de um ano e três meses, em Barretos, SP  — Foto: Sérgio Oliveira/EPTV

Atendimento prestado

O secretário de Saúde de Barretos, Cleber Rosa, lamentou a morte da criança e afirmou que o protocolo aplicado seguiu o que estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“O protocolo que foi executado é o protocolo que a própria OMS recomenda. A criança não tinha comorbidades, e a grande maioria das crianças não evolui como estatística ruim. A conduta médica, a gente tem a comprovação. Foi feita a prescrição, a dispensação da medicação, que é uma conduta clínica que estava tratando a Covid, inclusive independentemente de um teste positivo ou não. A criança recebeu o antibiótico, o corticoide, o antitérmico, não tinha o que fazer além do que foi feito.”

Cleber Rosa disse que desde novembro de 2021, João Guilherme passava por atendimento médico com episódios de infecção, e que o coronavírus pode ter sobrecarregado o organismo já vulnerável da criança.

“O pulmão já estava bem comprometido, um quadro que no ano passado a gente via muito em idoso, uma doença mais sistêmica dos órgãos que acometia mais idosos. Infelizmente, essa criança teve esse mesmo desenvolvimento, ela teve uma tempestade de citocina onde o sistema imunológico dela reagiu demais ao vírus, gerou uma inflamação no coração, comprometendo o fluxo de ejeção, que levou à falência múltipla dos órgãos.”

Fonte:G1

Deixe seu comentário: