Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Bolsonaro vem a Porto Alegre inaugurar nova ponte do Guaíba

O presidente Jair Bolsonaro estará no Rio Grande do Sul, na próxima semana, acompanhado do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. A agenda, na quinta-feira, deverá incluir a inauguração de trecho da nova ponte do Guaíba, na BR 290, em Porto Alegre. Com um investimento de cerca R$ 760 milhões, a obra, que está 95% concluída, deveria estar pronta desde 2017.

A nova ponte do Guaíba tem ao todo 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros de trecho em aterro e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevada, alças e viaduto). Parte da obra, entretanto, segue sem conclusão, apesar dos esforços para entregar obra que vai interligar os eixos Norte e Sul da rodovia BR 116 e BR 290. Por conta da pandemia, o Governo Federal não conseguiu finalizar, ainda em 2020, o processo de reassentamento das mais de 500 famílias que vivem na região da Vila Areia e Tio Zeca, locais onde as alças de acesso permanecem sem ligação.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) estima que 50 mil veículos utilizem a nova ponte diariamente. A obra deve ampliar a interligação da região metropolitana de Porto Alegre com o sul do estado, ligando também os demais estados do país ao porto de Rio Grande. Com a conclusão da obra, a passagem de embarcações não impedirá mais o tráfego de veículos, como acontece hoje em dia na ponte atual, quando é necessário acionar o sistema de elevação do vão móvel da ponte, o que prejudica a fluidez do trânsito e causa congestionamento.

O evento de inauguração do trecho deverá ocorrer na quinta-feira, dia 10, ainda sem confirmação de horário.

Fonte:  Foto: Marcos Corrêa / PR, Christian Bueller, Correio do Povo

Deixe seu comentário: