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Camaquã sedia audiência pública para debater instalação novos pedágios na BR-116 na região

A noite de quinta-feira (24) foi marcada pela realização de uma audiência pública para debater a possível instalação de cinco novas praças de pedágio na BR-116 entre Camaquã e Porto Alegre. O encontro ocorreu no auditório do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) e contou com a presença de diversas lideranças políticas e empresários da região.

A proposta é de autoria do Ministério dos Transportes. Das cinco praças de pedágio previstas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), uma ficará em Camaquã, uma em Barra do Ribeiro e três em Eldorado do Sul – duas delas estarão posicionadas em locais para evitar fuga de pedágio, em alças da rodovia. A tarifa em trechos de pista simples poderá ser de R$ 11,54 para carros. Já na pista dupla, o valor para estes veículos poderá chegar a R$ 16,15. Responsável pela concessão do Polo Rodoviário do sul do Estado, a Ecosul cobra R$ 12,30 para carros na concessão da BR-116 e da BR-392. Se confirmado o preço na licitação, será o pedágio mais caro do Estado.

O presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Conclusão da Duplicação da BR-116 da Assembleia Legislativa (AL), deputado Zé Nunes (PT), foi o proponente da audiência junto à Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da AL. A reunião abrangeu o formato híbrido, com a participação virtual do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues. Entre a deliberações definidas está a produção de um relatório da audiência que será encaminhado ao Ministério dos Transportes, à ANTT, à bancada gaúcha e Comissão de Infraestrutura na transição de governo.

O estudo de concessão havia sido anunciado em outubro do ano passado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o Ministério da Infraestrutura. As novas concessões fazem parte do Programa de Parcerias de Investimento do governo federal e envolvem mais de 5 mil quilômetros de rodovias federais em 11 estados brasileiros.

A concessão também envolve a BR-290, entre o cruzamento com a BR-116, no sentido Guaíba; também o entroncamento com a BR-392, em São Sepé; BR-158 no entroncamento com a BR-285, em Panambi, e o cruzamento com a BR-392, no trecho de Santa Maria; além da BR-392 – na convergência com a BR-158, em Santa Maria, e o entroncamento com a BR-471, em Santana da Boa Vista. Os trechos rodoviários vão conectar os municípios de Porto Alegre, Camaquã, Uruguaiana, Santana da Boa Vista, Cruz Alta e Panambi, com extensão total de 674,10 km.

Segundo o órgão, a necessidade da concessão procura oferecer soluções para minimizar os problemas existentes nessas regiões a fim de reduzir a ocorrência de sinistros e acidentes grave. Em contrapartida, a ANTT pretende apresentar melhorias nos níveis de serviços e desafogar o tráfego, além da geração de empregos.

O presidente da Câmara de Vereadores de Camaquã, Vinícios Araújo (MDB), participou da audiência. “Não podemos aceitar facilmente essa realidade nociva. Esses pedágios vão prejudicar severamente a perspectiva de crescimento de toda nossa região”, comentou o parlamentar. “Não queremos praças de pedágio”, ressaltou.

Também estiveram presentes na reunião os deputados federais Afonso Hamm (Progressistas) e Pompeo de Mattos (PDT), deputada estadual Patrícia Alba (MDB) e deputado eleito Marcus Vinícius (Progressistas), o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro, prefeitos de Chuvisca, Arambaré, prefeito em exercício de Barra do Ribeiro, vice-prefeitos de Camaquã e de Tapes, além de vereadores de Camaquã, Chuvisca, Cristal, Guaíba, Arambaré, Amaral Ferrador, Barra do Ribeiro e Capão do Leão, membros da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (Acic) e da Associação Comercial de São Lourenço do Sul (ACI), Fecomércio, imprensa e comunidade em geral.

Fonte:Blog do Juares

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