Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Em cerimônia realizada nessa segunda-feira (20) no pátio do Centro Administrativo do Estado, em Porto Alegre, o governo gaúcho entregou 30 viaturas para as forças de segurança pública. Também foram destinados oito tratores e equipamentos portáteis de ultrassom para uso veterinário em escolas agrícolas. O investimento totaliza R$ 12,1 milhões, oriundos de emenda parlamentar da bancada gaúcha no Congresso Nacional.
O primeiro lote contemplou Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. São veículos zero-quilômetro dos modelos SUV Duster e picape L200, que serão enviados a 16 cidades gaúchas, a um custo de R$ 8,5 milhões.
A BM recebeu 11 viaturas, que serão destinadas aos municípios de Porto Alegre, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Alegrete, Guaíba e Canguçu. A Polícia Civil ficou com 16 viaturas, que serão distribuídas entre Porto Alegre, Gravataí, Caxias do Sul, Canela, Estância Velha, Novo Hamburgo, Passo Fundo, São Gabriel, São Sebastião do Caí, Santiago, Portão e Veranópolis. Por fim, o CBM recebeu três viaturas, destinadas à Capital.
“Desde o primeiro governo da atual gestão [2019-2022], cada um dos 497 municípios gaúchos recebeu ao menos uma viatura nova para patrulhamento ostensivo”, destacou o site estado.rs.gov.br ao detalhar as entregas.
Já os tratores auxiliarão no preparo do solo para o plantio de lavouras de verão e inverno, além de serem utilizados para puxar implementos agrícolas, como plataforma niveladora e pulverizadora agrícola, dentre outros. Os tratores são da marca New Holland 132CV, de última geração, com 16 marchas a frente e oito a ré, com cabine climatizada.
Além disso, foram entregues mais sete ultrassons veterinários para acompanhamento de gestação de bovinos, parto e ecografia. O equipamento é de grande serventia na identificação de possíveis doenças.
Com a palavra…
Além do governador Eduardo Leite, estiveram presentes os parlamentares da bancada federal gaúcha, que disponibilizaram recursos de emendas para viabilizar a aquisição dos bens. O chefe do Executivo se manifestou:
“Agradeço a parceria fundamental da bancada federal gaúcha que viabilizou essas entregas. Quando o Estado teve dificuldades de promover investimentos pelas suas próprias condições, a bancada federal foi essencial para a aquisição de viaturas, armamentos e equipamentos. E mesmo agora que a capacidade foi retomada, continuamos contando com essa colaboração fundamental”.
A coordenadora da bancada federal gaúcha, a deputada Any Ortiz falou do trabalho de viabilizar mais investimentos para o Estado: “Sabemos como é difícil trazer os recursos, há muita burocracia ainda, que muitas vezes dificulta e emperra. Por isso, são importantes esses momentos para celebrar essas entregas. Que possamos sempre trabalhar para trazer esses recursos para o Estado”.
Titular da pasta da Segurança Pública, Sandro Caron também discursou. “Com as novas viaturas, iremos qualificar ainda mais o atendimento na ponta, trazendo maior agilidade e segurança para o cidadão”.
Por sua vez, a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, enalteceu o impacto dos investimentos. “Os deputados e senadores fizeram a sua parte repassando recursos para a compra dos equipamentos. Agora, está nas mãos dos professores transformá-los em máquinas produtoras de prosperidade e riqueza, fortalecendo uma das áreas mais importantes do Rio Grande do Sul, o agronegócio, por meio das escolas agrícolas, que são um dos eixos tecnológicos da nossa Educação Profissional”.
Fonte: Marcello Campos, Foto: Ricardo Morais/Ascom SSP-RS, Redação O Sul