Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Colheita do Tabaco é aberta oficialmente em Vale do Sol

A Abertura da Colheita do Tabaco foi realizada na tarde desta quinta-feira (28) em Faxinal de Dentro, interior de Vale do Sol. O evento, reconhecido oficialmente pelo Governo RS, ocorreu na propriedade de Oladi Schroeder. Nos anos anteriores – exceto 2020 por conta da pandemia – a atividade ocorreu em Arroio do Tigre, Canguçu e Venâncio Aires.

O evento é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) em parceria com a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco).

De acordo com Benício Werner, presidente da Afubra, esta quinta-feira é um dia muito importante. “Todas as culturas têm o dia da Abertura da Colheita e só nós no tabaco não tínhamos. A cadeia produtiva do tabaco traz muito retorno para produtores, comunidades e municípios. Sou natural de Vale do Sol e sei que o retorno de ICMS é a maior arrecadação que o nosso município tem“, destaca.

E um dos grandes produtores de Vale do Sol é Oladi Schroeder, que abriu às portas da sua propriedade modelo, onde planta 280 mil pés de tabaco. “Nos orgulhamos de receber esse evento. Não é somente para nós, mas para os vizinhos e para a comunidade de Vale do Sol. Com a ajuda da Afubra, do Sinditabaco e da Prefeitura, trabalhamos juntos e fizemos esse evento tão bonito“, diz.

Negociação do preço

Segundo Benício Werner, presidente da Afubra, a associação já trabalha na negociação do preço do tabaco com o levantamento dos valores que compõem o custo de produção em conjunto. “Assim vamos eliminar discussão do custo. Quando iniciarmos, na segunda metade de dezembro a negociação de preços, vamos falar em preços e não mais em custo de produção“, fala.

Além disso, conforme Werner, outra informação importante é que as próprias empresas já estão iniciando a comercialização mais cedo do que anos anteriores. “O produtor não precisa se preocupar porque ele vai utilizar a tabela de preço da safra passada. Contudo, assim que for acertada nova tabela, irá receber a complementação. É uma tranquilidade para o produtor procurar o quanto antes possível. Afinal, muitos precisam por questão de caixa“, explica.

Pela estimativa da Afubra, a produtividade da safra será positiva assim como foi a do ano passado. “Porém, dependemos muito das regiões de plantio tardio, porque podem trazer problemas de estiagem e aí, consequentemente, trazem prejuízo na qualidade. O mercado quer de nós, produtores, a qualidade e não somente produtividade. E para a qualidade não adianta só a dedicação do produtor, mas principalmente um clima favorável“, acredita.

Foto: Maiquel Thessing/Grupo Arauto de Comunicação
Evento oficial do Governo RS foi realizado na propriedade de Oladi Schroeder, em Faxinal de Dentro
Evento oficial do Governo RS foi realizado na propriedade de Oladi Schroeder, em Faxinal de Dentro

Foto: Rafael Cunha/Portal Arauto
Abertura da Colheita do Tabaco não ocorria desde 2019
Abertura da Colheita do Tabaco não ocorria desde 2019
Fonte: Portal Arauto

Deixe seu comentário: