Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Engenheiro viaja em nave de Bezos e se torna o segundo brasileiro a ir ao espaço; saiba quem é

O engenheiro de produção mineiro Victor Correa Hespanha, de 28 anos, decolou por volta das 10h25 (horário de Brasília) deste sábado (4) e se tornou o primeiro turista espacial do País e o segundo brasileiro a ir ao espaço.

Conversamos com Victor Hespanha, brasileiro que vai ao espaço com a Blue  Origin - Canaltech

Ele participou de um voo da Blue Origin, empresa do bilionário Jeff Bezos, no Texas, nos Estados Unidos. Hespanha levou uma bandeira do Brasil e ocupou o assento número 2 da missão, que tinha outras cinco pessoas.

A jornada foi idêntica à que o próprio Bezos fez em julho passado. Todos os seis tripulantes eram turistas espaciais, isto é, não havia um astronauta profissional a bordo e a nave não precisa de piloto.

O voo foi do tipo suborbital, que é como um “bate-volta” ao espaço, com cerca de 10 minutos de duração. Nele, o foguete alcança uma altitude máxima – cerca de 100 km – e depois cai em queda livre de volta à Terra.

O grupo deveria ter decolado no último dia 20, mas a viagem foi adiada por questões de segurança, após uma vistoria no foguete.

Como ele foi parar lá

Hespanha, que é engenheiro de produção, conseguiu seu lugar na nave depois de comprar um NFT (token não fungível) pela Crypto Space Agency (CSA) por R$ 4 mil. A CSA sorteou a viagem entre os compradores, e o mineiro deu a sorte.

Antes de Heapanha, o único brasileiro a ter ido ao espaço erao astronauta Marcos Pontes, que passou 8 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) em 2006. No caso, era um voo orbital: ele decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, a bordo da nave russa Soyuz-TMA, no dia 29 de março.

Dezesseis anos depois, a jornada de Victor Hespanha é realizada em uma época marcada pela corrida espacial de bilionários que querem investir cada vez mais no turismo fora da Terra e também na internet via satélite. É o caso da Blue Origin, de Bezos, e da SpaceX, de Elon Musk.

“É assustador, nunca pensei [que conseguiria], sou pessoa comum, mas estou tendo essa oportunidade incrível. Isso é para mostrar que viagem ao espaço não é só coisa de bilionário”, disse após saber que havia sido escolhido.

Voos tripulados da Blue Origin

A empresa de turismo espacial de Jeff Bezos realizou 20 viagens ao espaço até agora, mas apenas quatro tiveram passageiros. Em julho de 2021, o empresário participou da primeira missão tripulada com outras três pessoas.

Em outubro do mesmo ano, foi a vez do ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série “Jornada nas estrelas” (“Star trek”) finalmente conhecer o espaço. Ele também viajou com mais três passageiros.

Em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, desta vez com seis pessoas: a capacidade máxima da nave New Shepard. Entre elas, estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, que 60 anos antes se tornou o primeiro americano a ir ao espaço e que dá nome à nave.

A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.

Fonte: Foto: Reprodução, Redação O Sul

Deixe seu comentário: