Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Leite faz alerta sobre a região Metropolitana de Porto Alegre

Ao anunciar mudanças no modelo de Distanciamento Controlado, o governador Eduardo Leite fez um alerta em relação a situação da Região Metropolitana de Porto Alegre. “Mesmo estando com a bandeira laranja, os prefeitos têm toda a razão de se preocuparem, diante do aumento de internações na região”, pontuou ele, ao se referir a decisão de alguns gestores municipais de adotarem medidas mais rígidas em relação à bandeira.

Antes do anúncio do Executivo, os prefeitos da Região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale dos Sinos reuniram-se em videoconferência para alinhar protocolos e medidas em conjunto diante da crise da Covid-19. Parte dos gestores avalia que o governo do Estado precisa dialogar mais com as cidades, sobretudo quando medidas implicam no fechamento de comércios e indústrias. “Se não for possível um protocolo regional, até porque cada cidade tem suas peculiaridades, que possamos extrair exemplos e alternativas para frear o contágio”, disse a prefeita de Nova Santa Rita e presidente da Granpal, Margarete Simon Ferretti.

Em entrevista ao programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, à tarde, Margarete disse que nenhum prefeito do entorno de Porto Alegre deve se rebelar contra o Executivo gaúcho caso receba bandeira vermelha. “Mesmo agora com a região na bandeira laranja, algumas prefeituras vêm adotando ações mais restritivas, como o fechamento de shoppings. Vamos trabalhar sempre alertas para, se for o caso, agirmos imediatamente. Não acredito em rebelião. Os prefeitos vão agir com respeito ao decreto estadual. Aqui não cabe rebelião. Acho que, na nossa região, não vai acontecer”, destacou.

Em Porto Alegre, por exemplo, começou a valer hoje o novo decreto do prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB), ampliando as restrições no comércio na cidade. A intensão é evitar uma aceleração nos contágios. Mesmo assim, ao longo do dia foi possível ver intensa movimentação no centro da cidade.

Famurs considera avanço nas mudanças

O presidente eleito da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, considerou positiva a mudança no sistema de Distanciamento Social Controlado, do governo do Estado, por abrir espaço para o diálogo e evitando ações judiciais, que seria uma maneira de pressionar os prefeitos a adotarem as regras das bandeiras. “É uma situação muito delicada e, obviamente, preocupante para os prefeitos. Conversamos com o governador para ampliar cada vez mais o diálogo”, ponderou ele. Hassen teve encontro com Leite durante a tarde e antecipou que deverá ocorrer uma reunião com os prefeitos da região Metropolitana de Porto Alegre e do Vale dos Sinos.

 

 

Fonte: Mauren Xavier, Correio do Povo

Deixe seu comentário: