Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Medidas para evitar aglomerações são aplicadas em Bagé

Devido a vários registros de aglomerações pela cidade durante o final de semana, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, anunciou por meio de uma transmissão nas redes sociais algumas medidas mais rígidas, a fim de combater grandes reuniões de pessoas em vários pontos da cidade. Pelas alterações, os locais que vendem bebidas alcoólicas estão fechados por 10 dias, pelo menos.

“A determinação está valendo até que possamos realizar um novo termo de compromisso destes empresários com o município, assumindo suas responsabilidades e mudando certamente alguns comportamentos na venda de bebidas, que alguns tiveram nos últimos dias, vendendo até ás 4h, promovendo exatamente aquilo que não precisamos e devemos evitar neste momento que são as aglomerações”, observou.

Também está proibido o consumo de bebida alcoólica em espaços públicos no município de Bagé. Os bares e restaurantes terão redução de sua carga horária, passando para as 22h o horário limite para receber clientes e realizar atividade presencial. Depois disso, somente o delivery é permitido até às 24h.

Retornou ao município, por tempo indeterminado, o toque de recolher a partir das 22h até às 6h. “Não aceitaremos mais aglomerações em praças ou parques, em frente de bares, restaurantes e qualquer área pública. Uma informação importante é que é crime promover festas e reuniões com aglomerações de pessoas e a partir de agora a Policia Civil, a Brigada Militar, junto com a fiscalização sanitária do município, procederão em flagrante aqueles que estiverem promovendo festas e encontros com aglomerações em Bagé”, relatou.

Lara também confirmou que estas medidas se dão por conta da irresponsabilidade de algumas pessoas que não entenderam que o Rio Grande do Sul, o Brasil e o mundo todo estão vivendo uma grande crise em saúde pública. “Nenhum lugar no mundo voltou ao normal, portanto a educação, o uso de máscaras, de álcool gel, as atividades de proteção individual e coletiva, o distanciamento entre as pessoas é fundamental para que todos estejam protegidos. Em Bagé não temos nenhum morto, 100% dos recuperados e isto aumenta a responsabilidade da comunidade que deve ajudar o governo a manter este resultado extraordinário”, enfatizou.

O prefeito pede que a população faça a sua parte. “Vamos reforçar a fiscalização e, o que antes era um trabalho educativo dos agentes da Vigilância, agora exigirá uma postura mais firme, que mexa no bolso e no caixa do empresário infrator. Agora a multa sairá no CNPJ da empresa e no CPF de quem estiver praticando irregularidade”, garantiu. Por fim, Lara prometeu fechar igrejas que estiverem com a capacidade de fieis acima dos 30% permitidos. “Estamos com registro de aglomerações em igrejas. A partir de hoje, serão fechadas e interditadas igrejas da cidade que tiverem atividade irregular e o número de fiéis acima do estabelecido. As que continuarem agindo com irresponsabilidade acarretará no fechamento de todas as outras igrejas”, afirmou.

O Secretário Municipal de Saúde, Mário Mena Kalil, que estava junto na transmissão, falou sobre a vacinação contra a gripe que está ocorrendo em supermercados, deste a manhã desta segunda-feira. Também foi realizada a testagem rápida em três colaboradores dos 73 da rede de supermercados, escolhidos por meio de sorteio. Todos deram resultado negativo para coronavírus. “Estão sendo vacinados funcionários que tem contato com clientes. Estamos realizando testes por amostragem em todo o comércio de Bagé, em ao menos um funcionário de cada local com testes rápidos para ter noção do que está ocorrendo na cidade”, enumerou.

Pela manhã, também retornaram, com o apoio do Exército, as barreiras sanitárias nos principais pontos de acesso a cidade. O objetivo é redobrar os cuidados no enfrentamento a Covid-19 em Bagé, com a desinfecção de veículos, vacinação contra H1N1 de caminhoneiros adultos acima dos 55 anos, professores, profissionais da saúde e das forças armadas e a realização de testes rápidos nos passageiros oriundos de áreas contaminadas, como forma de garantir a segurança sanitária para a população.

O secretário acrescentou que condutores ou passageiros que tiverem algum sintoma serão encaminhados para atendimento e devem ser monitorados por uma equipe de saúde. “A nossa meta é monitorar todos os passageiros que chegam em Bagé, averiguando informações da viagem, evitando assim, qualquer incidência do vírus”, disse.

No último sábado, ocorreu a vacinação de professores da rede pública municipal. “Estamos aproveitando esse tipo de comércio, que são locais de grande circulação, para oferecer a imunização contra a gripe, pois entendemos que eles também estão expostos, da mesma forma serão realizados os testes rápidos em alguns funcionários, através de sorteio, naqueles que tenham maior contato com a população e desta forma vamos ter ideia de como estamos lidando com esse vírus em nosso município”, detalhou o secretário.

 

Fonte: Foto: Paulo Batista / PMB / Divulgação / CP, Angélica Silveira, Correio do Povo

Deixe seu comentário: