Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Ministério da Educação autoriza a abertura de novos cursos de medicina no Brasil - Rádio São José do Patrocínio

Fale conosco via Whatsapp: +55 51 996015863

No comando: Quarta-feira será de sol e calor na maior parte do RS

Das às

No comando: Madrugada São José

Das 00:00 às 06:00

No comando: Bombeando a cara do dia

Das 06:00 às 07:50

No comando: Festival da Trinca

Das 07:00 às 12:30

No comando: Correspondente Rede Guaíba Sat

Das 07:50 às 08:00

No comando: Show da Manhã

Das 08:00 às 12:00

No comando: Balcão de Negócios

Das 12:00 às 12:30

No comando: Momento Nativo

Das 12:30 às 13:00

No comando: Arco da Velha

Das 13:00 às 14:00

No comando: Clube do Ouvinte

Das 14:00 às 17:00

No comando: Minha terra é assim

Das 17:00 às 19:00

Ministério da Educação autoriza a abertura de novos cursos de medicina no Brasil

O MEC (Ministério da Educação) publicou nesta quinta-feira (6) uma portaria que volta a autorizar a abertura de novos cursos de medicina em instituições privadas de ensino superior no Brasil.

A abertura de novas faculdades de medicina estava proibida no País desde abril de 2018, após uma portaria publicada pelo governo de Michel Temer. Essa medida perdeu efeito na quarta-feira (5).

Agora, o MEC elaborou uma nova política de chamamento público para autorização de cursos de medicina em instituições privadas. A pasta também reabriu o protocolo de pedidos de aumento de vagas no sistema federal de educação superior.

De acordo com a portaria, os chamamentos públicos seguirão a necessidade social ou de estrutura de serviços de saúde e formação médica. Em relação aos critérios de necessidade social, o governo disse que irá priorizar as regiões de saúde com menor relação de vagas e médicos por habitante, ou seja, onde faltam profissionais, considerando a relevância e a necessidade social da oferta de curso de medicina e a existência, nas redes de atenção à saúde do SUS (Sistema Único de Saúde), de equipamentos públicos adequados, suficientes e de qualidade para a oferta do curso de medicina.

Já em relação aos critérios de necessidade de estrutura de serviços de saúde e formação médica, o governo levará em consideração a integração ao sistema de saúde regional por meio do estabelecimento de parcerias entre a instituição proponente e unidades hospitalares (pública ou particular) que possibilitem campo de prática durante a formação médica; vagas a serem preenchidas com base em objetivos de inclusão social; integração ao sistema de saúde regional, em especial às unidades vinculadas ao SUS; e oferta de formação médica especializada em residência médica.

Os chamamentos públicos para ampliação das vagas e abertura de novos cursos de medicina serão publicados em até 120 dias, de acordo com a portaria.

Fonte: Foto: Marcos Santos/USP Imagens, Redação O Sul 

Deixe seu comentário: