Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Novo decreto em Pelotas passa a exigir passaporte vacinal contra a Covid-19

Pelotas enfrenta um grande aumento na contaminação pela variante do coronavírus, que já lota os leitos da cidade que é referência para a região Sul do Estado. No início da tarde desta terça-feira, em uma transmissão pela internet, a prefeita Paula Mascarenhas anunciou a publicação de um novo decreto, com regras mais rígidas no combate à pandemia. “O decreto, depois de não conseguir se chegar a um consenso para um protocolo regional, vem no sentido de conscientizar as pessoas”, explica.

O documento trata da exigência de passaporte vacinal para entrar em locais como restaurantes, eventos, casas noturnas, bares e similares. “Não obrigamos ninguém a se vacinar, mas quem não se vacinou deve permanecer em casa e não ir a restaurantes”, afirmou a prefeita.

Em outro item, o texto fala da ocupação de 50% da capacidade em restaurantes, bares, casas noturnas, shows  e ventos, de acordo com o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). “O objetivo é evitar aglomerações, até por isso não é permitido o consumo de alimentos em pé. Quem for para a pista de dança que vá de máscara”, solicita. Já para a realização de eventos com mais de mil pessoas, é necessário solicitar autorização da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana.

O decreto tambén reforça os protocolos, como o uso de máscaras em qualquer lugar, seja ele aberto ou fechado, a disponibilização de álcool gel na entrada dos locais, a aferição de temperatura e o distanciamento de um metro entre as pessoas. “Vamos exigir e multar quem não cumprir”, garante.

Pelo boletim divulgado na tarde desta terça-feira, foram registrados 1042 novos casos de coronavírus nas últimas 24 horas. Estão em isolamento com a doença 10.861 pessoas e 1.286 morreram com Covid-19. A ocupação de leitos em Pelotas chegou a 111,7%. A cidade tem 42 leitos de enfermaria e 18 de UTI. São 49 pessoas internadas em leitos de enfermaria e 18 em UTI.

Fonte: Foto: Rodrigo Chagas / Prefeitura de Pelotas / Divulgação / CP, Angélica Silveira, Correio do Povo

Deixe seu comentário: