Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

“O Agente Secreto” ganha o Critics Choice Awards 2026 de melhor filme em língua estrangeira

O filme brasileiro “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, ganhou o prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira no Critics Choice Awards 2026. O anúncio foi feito na noite desse domingo (4).

O ator brasileiro Wagner Moura, protagonista do longa, concorreu a Melhor Ator pelo papel em “O Agente Secreto”, porém quem venceu foi Timothée Chalamet (“Marty Supreme”). Ele também concorreu como Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada por “Ladrões de Drogas”, mas quem levou foi Owen Cooper, por “Adolescência”.

Na categoria Melhor Ator, Wagner concorreu com Timothée Chalamet (“Marty Supreme”), Leonardo DiCaprio (“Uma Batalha Após a Outra”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Ethan Hawke (“Blue Moon”).

Já na categoria Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada, os outros indicados eram Owen Cooper (“Adolescência”), Nick Offerman (“Death by Lightning”), Michael Peña (“All Her Fault”), Ashley Walters (“Adolescência”) e Ramy Youssef (“Mountainhead”).

O filme “O Agente Secreto” venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira ao concorrer com “Foi apenas um acidente”, “A Garota canhota”, “No other choice”, “Sirat” e “Belén”.

O Critics Choice é promovido pela Associação dos Críticos de Cinema (BFCA) dos Estados Unidos. A premiação é considerada um termômetro para o Oscar, que em 2026 acontecerá no dia 15 de março.

Globo de Ouro 

“O agente secreto” foi indicado nas categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa no Globo de Ouro 2026. A lista com todos os indicados ao prêmio foi divulgada em 8 de dezembro. A 83ª edição do Globo de Ouro acontece no dia 11 de janeiro.

Na categoria de Melhor Filme de Drama, ele concorre com: “Frankenstein”, “Hamnet – A Vida Antes de Hamlet”, “Foi Apenas um Acidente”, “Valor Sentimental” e “Pecadores”.

Já na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, os indicados são: “Foi Apenas um Acidente” (França), “No Other Choice” (Coreia do Sul), “Valor Sentimental” (Noruega), “Sirāt” (Espanha) e “A Voz de Hind Rajab” (Tunísia).

No último ano, “Ainda estou aqui” foi indicado na premiação na categoria de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, mas não levou. O prêmio ficou para o francês “Emilia Perez”.

Protagonista do longa, Wagner Moura também foi indicado na categoria de Melhor Ator. Nela, Wagner concorre com: Joel Edgerton, “Train Dreams”, Oscar Isaac, “Frankenstein”, Dwayne Johnson, “The Smashing Machine”, Michael B. Jordan, “Sinners” e Jeremy Allen White, “Springsteen: Deliver Me From Nowhere”.

Oscar

“O agente secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, também é o representante brasileiro para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026.

Ambientado nos anos 1970, o filme conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para o Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.

O longa é a grande esperança de uma segunda estatueta do Oscar seguida para o país. Desde o lançamento, o filme vem sendo premiado em diversos festivais. Com informações do portal G1.

Fonte: Foto: Vitrine Filmes/Divulgação, Redação O Sul.

Deixe seu comentário: