Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Operação Terra Forte vai beneficiar 100 agricultores de Camaquã

Operação Terra Forte vai beneficiar 100 agricultores de Camaquã. O programa é uma iniciativa do Governo Estadual, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural, e foi aprovado pela Assembleia Legislativa. O objetivo é fomentar a recuperação socioprodutiva e ambiental e a adaptação às mudanças climáticas das propriedades de agricultura familiar.

Este vem sendo considerado pelo governo como “o maior programa estadual de recuperação de solos já lançado”, com investimento previsto de R$ 903 milhões.

A meta é beneficiar diretamente 15 mil famílias e alcançar até 150 mil unidades produtivas em 495 municípios. O programa integra o Plano Rio Grande e será financiado pelo Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Liderado pelo governador Eduardo Leite (PSD), o Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024.

Com base em práticas sustentáveis, assistência técnica e planejamento individualizado, o Terra Forte está estruturado em quatro eixos:

  • Transferência direta de recursos de até R$ 30 mil por família;
  • Assistência técnica contínua, executada pela Emater/RS-Ascar;
  • Patrulhas agrícolas mecanizadas, com doação de tratores e equipamentos;
  • Governança e parcerias, envolvendo secretarias, universidades e entidades.

As inscrições serão feitas nos escritórios da Emater/RS-Ascar e os beneficiários serão selecionados com apoio dos conselhos municipais de agricultura. Em Camaquã, o programa será lançado apenas em uma data após o dia 23 de junho, quando será realizado o lançamento oficial em Porto Alegre.

A expectativa é que sejam selecionadas propriedades em diferentes regiões, abrangendo todo contexto municipal. A ideia, segundo o extensionista rural André Conceição, é que estas propriedades sirvam de exemplos para as demais no assunto resiliência no campo.

O assunto foi abordado internamente durante um encontro com parceiros da Emater-Ascar em Camaquã, na manhã da última sexta-feira (6). A entidade atua há 70 anos no Rio Grande do Sul há 40 anos no município, promovendo o Desenvolvimento Rural Sustentável através da prestação de serviços de Assistência Técnica, Extensão Rural e Social, Classificação e Certificação.

Fonte: Foto: Pablo Bierhals/Clic Camaquã, Pablo Bierhals, Redação/Clic Camaquã

Deixe seu comentário: