Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Pix registra 12,2 milhões de operações e movimenta R$ 9,3 bilhões em uma semana

O Pix, novo sistema de pagamentos desenvolvido pelo BC (Banco Central), registrou 12,2 milhões de operações e movimentou R$ 9,3 bilhões nos primeiros sete dias de funcionamento no Brasil, informou a autoridade monetária nesta terça-feira (24).

Antes do dia 16 deste mês, o sistema estava funcionando em fase de testes. “Tivemos 12,2 milhões de operações na semana. Aumento contínuo ao longo da semana, foi crescendo. O valor médio das operações está subindo. Isso significa que as pessoas estão ganhando confiança”, afirmou o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Angelo Duarte.

O banco informou também que, nos primeiros sete dias, 34,5 milhões de pessoas físicas e 2,2 milhões de pessoas jurídicas cadastraram pelo menos uma chave no Pix.

As transações nesta fase inicial do Pix se concentraram em transferências entre pessoas físicas. Segundo o chefe-adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Carlos Eduardo Brandt, isso aconteceu porque estabelecimentos comerciais ainda dependem da integração dos seus sistemas com as instituições financeiras.

“Neste primeiro momento, nessa primeira semana, a gente vê uma predominância de transações entre pessoas, porque as transações no comércio ainda exigem um passo adicional, que é a integração desses sistemas das empresas aos bancos”, disse ele.

“Gradativamente, nós veremos também um crescimento das transações que são feitas no comércio”, acrescentou Brandt.

Portabilidade do Pix

Outro dado apresentado nesta terça-feira foi o da portabilidade – quando uma pessoa pede a migração da chave cadastrada para outra instituição financeira.

No total, foram solicitadas 4.390.252 portabilidades desde 5 de outubro. Os técnicos do BC consideraram o movimento natural. “A gente enxerga esse número como bastante natural. Não nos chamou a atenção o sentido de haver um comportamento atípico. É um movimento natural de início de operação do Pix”, declarou Brandt.

Fonte: Jornal O Sul

Deixe seu comentário: