Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Polícia Federal realiza operação para combater a repressão a conflitos em reserva indígena do Rio Grande do Sul

A PF (Polícia Federal) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (01), uma nova fase da operação de combate ao conflito indígena registrado na reserva do Carreteiro, localizada no município de Água Santa, desde o ano passado.

A força-tarefa, que recebeu o nome de “Guerra e Paz”, mobiliza 200 agentes federais, 130 militares, 16 civis e servidores da Susepe (Superintendência de Serviços Penitenciários).

Pelo menos 77 ordens judiciais foram cumpridas, sendo que 28 delas são de prisão preventiva e 49 de busca e apreensão. As forças de segurança percorreram as ruas das cidades de Água Santa, Tapejara, Ibiaçá, Santa Cecília do Sul, Getúlio Vargas e Passo Fundo, todas na região Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a PF, o objetivo da força-tarefa é “cessar a violência e coletar provas que auxiliem na identificação dos autores dos crimes”.

Na primeira fase dos trabalhos, batizada de “Carreteiro”, 21 indígenas foram presos em razão dos conflitos travados entre grupos rivais na disputa pelo poder na reserva. Eles acabaram obtendo a liberdade junto à Justiça e, de acordo com as investigações, tentaram rearticular forças para a retomada do controle sobre os demais moradores da reserva. Com isso, os conflitos se intensificaram neste ano.

Fonte: Jornal O Sul

Deixe seu comentário: