Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Prefeitos de 3,4 mil cidades brasileiras devem ter apoio da maioria da Câmara Municipal, aponta estudo

Um levantamento feito pelo site G1 com dados do 1º turno destas eleições mostra que os prefeitos eleitos para governar 3.424 municípios já devem começar o mandato com o apoio de mais da metade da Câmara Municipal. Em 1.984 cidades, os prefeitos ainda precisam ampliar o apoio do Legislativo municipal para conquistar ao menos a maioria da Casa.

Para a análise, o G1 levou em conta os partidos da coligação do prefeito e também dos vereadores eleitos. Os dados são do primeiro turno destas eleições e não consideram candidaturas “sub judice” (que aguardam julgamento) e também as disputas do segundo turno (que ocorrem em 57 municípios neste domingo).

Em média, os prefeitos eleitos no primeiro turno já começam o mandato com apoio de 56% dos vereadores da Câmara Municipal. A construção de uma base de apoio é importante para a gestão do prefeito, já que o Executivo depende do Legislativo para discutir e aprovar o Orçamento do município, projetos de lei, o Plano Diretor, entre outros.

Sem coalizão

Em 23 municípios, a coligação formada pelo prefeito não elegeu nem sequer um vereador. Isso ocorreu principalmente em cidades com poucos habitantes. Dezoito das câmaras municipais dessa lista têm apenas nove vereadores. As demais cidades têm até 13 vereadores.

Os três municípios com mais vereadores eleitos desta lista – 13 vereadores eleitos em cada um – são Ariquemes (RO), Ourilândia do Norte (PA) e Rosário (MA). Em Ariquemes (RO), a prefeita Carla Redano (Patriota) foi eleita, mas não formou uma coligação, e o Patriota não elegeu nem sequer um vereador.

Em Ourilândia do Norte (PA), Dr Julio (Avante) também foi eleito prefeito sem concorrer com coligação, e a sigla não conquistou nenhuma das cadeiras do Legislativo municipal. Já em Rosário (MA) Calvet Filho (PSC) formou uma coligação com o PT. Porém, PSC e PT não elegeram qualquer vereador.

Amplo apoio

Em 132 municípios, todos os vereadores eleitos são filiados a partidos que compuseram a coligação do prefeito eleito – o que deve facilitar a governabilidade. Desse total, 109 cidades (83% do total) têm nove vereadores cada uma.

A Câmara Municipal com mais vereadores dessa lista é a de Barueri (SP), onde todos os 21 vereadores são filiados aos partidos que fizeram parte da coligação que reúne 13 siglas e lançou o prefeito Rubens Furlan (PSDB).

Em seguida aparece Jundiaí (SP), onde todos os 19 vereadores são dos partidos da coligação do prefeito eleito Luiz Fernando Machado (PSDB). Isso também ocorreu em Itapevi (SP) e Ponta Porã (MS), municípios onde cada Câmara tem 17 vereadores. Além disso, outro levantamento do G1 revelou que, em 14 cidades, um único partido vai controlar a Câmara Municipal.

Fonte: Foto: Antonio Augusto/TSE, Redação O Sul

Deixe seu comentário: