Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

PUTIN É REELEITO

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, venceu a eleição realizada no país e se manterá no poder até 2030. A votação iniciou na sexta-feira (15) e terminou neste domingo (17).

Segundo a imprensa estatal, Putin obteve cerca 90% dos votos, cenário que já havia sido indicado por resultados de pesquisas de boca de urna. De acordo com a Comissão Eleitoral Central, 74,22% dos eleitores compareceram às urnas. Mais de 8 milhões de pessoas votaram pela internet.

O atual presidente não tinha concorrentes com chance real de vitória. Isso porque os outros três candidatos, todos deputados, são considerados “fantoches” – eles votaram a favor da guerra na Ucrânia no Parlamento e já fizeram declarações públicas de apoio a Putin.

Com o resultado, ele foi eleito presidente da Rússia pela quinta vez. Putin chegou ao poder em 1999 e, somando os mandatos como primeiro-ministro e presidente, completará 25 anos no comando do país.

Maior país do mundo em área territorial e com uma população de 141 milhões de habitantes, a Rússia adotou a votação em três dias para dar conta de regiões com 11 fusos horários diferentes. São cerca de 114 milhões de eleitores, incluindo ucranianos convocados a votar nos territórios ocupados por tropas russas.

Em 24 de fevereiro de 2022, Putin ordenou que os militares russos invadissem a Ucrânia. A guerra, que já dura mais de dois anos, provocou milhares de mortes.

Fonte: Foto: Divulgação, Redação O Sul

Deixe seu comentário: