Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Raro alinhamento de cinco planetas pode ser visto a olho nu

Durante este mês, é possível admirar a olho nu o alinhamento de cinco planetas no céu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Trata-se de um espetáculo raro, que só pode ser visto uma vez a cada 18 anos.

Os planetas são os vizinhos mais próximos da Terra e, para observá-los, não é necessário usar telescópios ou binóculos, somente levantar meia hora antes do nascer do Sol e ter um céu limpo, sem nuvens. Embora a qualidade da observação seja melhor nas zonas rurais, o espetáculo pode ser admirado a partir das cidades de todo o mundo.

Do grupo dos cinco planetas, Mercúrio é normalmente o mais difícil de visualizar devido a sua proximidade com o Sol, do qual está se afastando gradualmente durante este mês, o que facilita a sua observação.

De acordo com especialistas, o melhor dia para ver essa conjunção será 24 de junho, quando Mercúrio estará mais distante do Sol e ficará visível até uma hora antes do amanhecer.

Além disso, em 23 de junho, a Lua estará localizada entre Vênus e Marte, justamente no lugar que corresponderia à Terra. Assim, será possível admirar seis corpos celestes alinhados no céu.

A última vez que essa conjunção de cinco planetas aconteceu foi em dezembro de 2004 e só vai se repetir em 2040.

Fonte: Foto: Nasa/Divulgação, Redação O Sul

Deixe seu comentário: