Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Romeu Zema, pré-candidato à presidência da República, pede a prisão de Alexandre de Moraes na Federasul

No almoço “Tá na Mesa” da Federasul, em Porto Alegre, Romeu Zema trouxe uma fala que misturou pragmatismo econômico com contundência política. O pré-candidato à Presidência em 2026 defendeu cortes de gastos públicos como caminho para reduzir os juros, mas foi ao tratar da relação entre poderes que surpreendeu: pediu a prisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acusando-o de usar o cargo para benefício pessoal e de estar em cumplicidade com o governo federal.

Zema iniciou sua palestra lembrando sua trajetória empresarial e como aplicou princípios de gestão privada ao governo de Minas Gerais. Disse ter rodado mais de dois milhões de quilômetros para implantar lojas em 470 cidades, e que, como governador, abriu mão de privilégios: dispensou o palácio oficial, reduziu cargos comissionados e tornou públicos todos os seus gastos e voos. “Enquanto Brasília coloca 100 anos de sigilo, eu sempre prestei contas no mês seguinte. É isso que o Brasil precisa”, afirmou.

O discurso ganhou força ao detalhar medidas de austeridade que implementou em Minas: corte de 50 mil cargos, renegociação de contratos com até 90% de desconto, e investimentos em infraestrutura e saúde com os recursos economizados. Para ele, esse modelo mostra que “quando não se deixa a raposa perto do galinheiro, o Estado funciona”.

Na parte econômica, Zema foi enfático: “O Brasil é um dos países com juros mais altos do mundo. Isso é um freio de mão na atividade econômica. Se o governo cortar gastos, os juros caem pela metade e a prestação que todo brasileiro paga diminui”. Ele defendeu reformas administrativa e previdenciária, além da revisão de programas sociais, para reduzir a dívida pública e liberar espaço para investimentos produtivos.

O ex-governador também criticou a criminalização do empresariado. “Hoje, quem produz é visto quase como criminoso. É uma pauta da esquerda, que tenta convencer que o pobre é explorado. Mas a verdade é que milhões de pequenos empreendedores carregam o país”, disse, citando exemplos de feirantes e produtores rurais.

Na segurança pública, defendeu endurecimento contra reincidentes: “Quem tiver três ocorrências não pode ser solto em audiência de custódia. Hoje temos criminosos com 88 roubos de celular que continuam livres. Isso é incentivar a criminalidade”.

Zema ainda abordou o potencial do Brasil em segurança alimentar, energética e mineral. Lembrou que Minas Gerais, sob sua gestão, passou a exportar mais produtos agrícolas do que minérios, após flexibilizar regras ambientais para irrigação e barragens. Citou o nióbio de Araxá como exemplo de produto de alto valor agregado que deveria ser replicado em outras áreas minerais. E criticou o “modismo” de soluções energéticas, defendendo maior valorização do etanol e da matriz hidroelétrica nacional.

Ao final, endureceu contra o Supremo: “O que eles fizeram é criminoso. Merecem não só impeachment, mas prisão. É usar o cargo para benefício pessoal. Isso está claríssimo”. A fala, recebida com aplausos por parte da plateia, marcou sua estratégia de se apresentar como candidato disposto a enfrentar privilégios e confrontar instituições. (Por Gisele Flores – Gisele@pampa.com.br)

 

  • (1)
  • (2)
  • (3)
  • (5)
  • (6)
  • (7)
  • (8)
  • (9)
  • (10)
  • (11)
  • (13)
  • (14)
  • (15)
  • (16)
  • (17)
  • (19)
  • (20)
  • (21)
  • (22)
  • (23)
  • (24)
  • (25)
  • (26)
  • (27)
  • (28)
  • (29)
  • (30)
  • (31)
  • (32)
  • (33)
  • (34)
  • (36)
  • (37)
  • (38)
  • (39)
  • (40)
  • (41)
  • (42)
  • (43) (1)
  • (43)
  • (44)
  • (45)
  • (46)
  • (47)
  • (48)
  • (49)
  • (51)
  • (53)
  • (54)
  • (55)
  • (56)
  • (57) (1)
  • (58)
  • (59)
  • (60)
  • (61)
  • (62)
  • (63)
  • (64)
  • (65)
  • (66)
  • (67)
  • (68)
  • (69)
  • (70)
  • (71)
  • (72)
  • (73)
  • (74)
  • (75)
  • (76)
  • (77)
  • (78)
  • (79)
  • (80)
  • (82)
  • (83)
  • (84)
  • (85)
  • (86)
  • (87)
  • (88)
  • (57)

Fonte: Foto: Sergio Gonzalez – Federasul, Gisele Flores, Jornal O Sul

Deixe seu comentário: