Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Secretaria de Agricultura do Estado constrói açudes em Barão do Triunfo - Rádio São José do Patrocínio

Fale conosco via Whatsapp: +55 51 996015863

No comando: Quarta-feira será de sol e calor na maior parte do RS

Das às

No comando: Madrugada São José

Das 00:00 às 06:00

No comando: Bombeando a cara do dia

Das 06:00 às 07:50

No comando: Festival da Trinca

Das 07:00 às 12:30

No comando: Correspondente Rede Guaíba Sat

Das 07:50 às 08:00

No comando: Show da Manhã

Das 08:00 às 12:00

No comando: Balcão de Negócios

Das 12:00 às 12:30

No comando: Momento Nativo

Das 12:30 às 13:00

No comando: ARCO DA VELHA

Das 13:00 às 14:00

No comando: Clube do Ouvinte

Das 14:00 às 17:00

No comando: Minha terra é assim

Das 17:00 às 19:00

Secretaria de Agricultura do Estado constrói açudes em Barão do Triunfo

Serão construídos 14 açudes no município através do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural com recursos do Fundo de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul

A construção de açudes através do Programa Estadual de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural com recursos do Fundo de Recursos Hídricos do Rio Grande do Sul está em fase de execução, em Barão do Triunfo. O município integra o Lote que abrange também Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul, Tapes, Mariana Pimentel, Sertão Santana e Tabaí. Em média, são construídos 10 açudes em cada município.

O trabalho foi acompanhado nesta quinta-feira (13) por Rodrigo Warlet Machado, coordenador regional da deputada Silvana Covatti, Aníbal Ribar coordenador regional da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do RS e pelo engenheiro agrônomo do escritório local da Emater, Elias Kuck.

Através do programa as licenças ambientais ou suas dispensas são concedidas pela Secretaria aos produtores que aderirem. Além disso, o programa também realiza o georreferenciamento dos açudes das propriedades cadastradas. Ao todo, Barão do Triunfo foi contemplado com 14 açudes.

Conforme o engenheiro da Emater, açudes são fundamentais para o desenvolvimento no meio rural, garantindo aos produtores segurança para investir culturas. “A construção de açudes é uma resposta do governo a estiagem que afeta nossos produtores”, avalia o profissional.

De acordo com Machado, produtores são beneficiados com açudes para usos múltiplos, visando a manutenção no campo e o aumento da produção de pequenas propriedades rurais, além de segurança hídrica em períodos de estiagem. “Precisamos ter esse olhar voltado aos produtores, pois não há agricultura sem água”, afirma Machado, destacando que em média cada açude custaria R$ 8 mil, por meio do programa o produtor não paga nada.

Ainda segundo Machado, o programa deveria ter sido concluído no último ano, no entanto, as condições climáticas impediram a conclusão. Dessa forma, o secretário de Agricultura do Estado, Covatti Filho prorrogou o empenho do programa para 2020 com o objetivo que o programa não fosse interrompido.

Programa na região

Os municípios de Camaquã, Chuvisca, Cristal, Arambaré, Cerro Grande do Sul e Dom Feliciano o integraram o Lote que foi concluído em 2019.

Conforme Machado, a Secretaria estuda a viabilidade de fazer nova etapa do programa na região, beneficiando mais produtores.

Fonte: Blog do Juares

Deixe seu comentário: