Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Terça-feira será de sol e calor no Rio Grande do Sul

Nesta terça-feira, uma massa de ar extremamente quente começa a invadir o Rio Grande do Sul pelo Oeste. A temperatura que hoje chegou a 36ºC na região de Uruguaiana, amanhã deve ficar ao redor dos 40ºC, com aquecimento ainda maior na quarta e na quinta-feira. Em Porto Alegre, a mínima é de 19ºC, e a máxima chega aos 33ºC.

No Leste e Nordeste do Estado, a tarde será quente, mas sem calor muito intenso. O aquecimento mais forte e generalizado ocorrerá no final da semana. O sol predomina com amplos períodos de céu claro na maioria das regiões gaúchas, mas algumas áreas vão ter nuvens esparsas, como o Leste do Estado, especialmente na primeira metade do dia.

potente onda de calor que assolará Argentina, Uruguai e parte do Rio Grande do Sul nesta semana será um exemplo clássico de extremo climático composto. São várias situações extremas simultaneamente. Extremos compostos, concorrentes ou coincidentes podem levar a impactos maiores para a sociedade e o meio ambiente que os extremos individuais.

Exemplos de extremos compostos incluem seca e ondas de calor, inundações costeiras associadas a vento intenso, aumento do nível do mar por ciclones tropicais seguidos de ondas de calor, inundações após ciclones extratropicais, entre outros.

No caso de agora, o Centro da América do Sul terá uma poderosa onda de calor em meio à estiagem forte a severa que pode levar a incêndios. A estiagem favorece ondas de calor mais intensas e por sua vez o calor piora a estiagem. Não à toa, os recordes de calor do Rio Grande do Sul de 42,6 ºC em 1917 e em 1943 se deram quando o estado passava por fortes secas.

Mínimas e máximas no RS 

Erechim 19ºC / 32ºC
Vacaria 13ºC / 28ºC
Santa Rosa 20ºC / 38ºC
Torres 19ºC / 29ºC
Caxias do Sul 15ºC / 30ºC
Santa Maria 19ºC / 34ºC

Fonte: Foto: Mauro Schaefer, MetSul Meteorologia, Correio do Povo

Deixe seu comentário: