Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

UTI É REALIDADE: Hospital de Camaquã inaugura 10 leitos de UTI na manha desta quinta-feira

UTI em Camaquã é realidade. Isso mesmo! Na manhã desta quinta-feira (30), foram inaugurados os 10 leitos completos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) de Camaquã. A cerimônia de inauguração aconteceu em formato de transmissão ao vivo, pela página do Facebook do HNSA.

A instalação dos equipamentos aconteceu durante a quarta-feira (29), por uma equipe de profissionais capacitados. Além disso, já foram realizados os procedimentos de higienização do local. Participaram da inauguração, autoridades de Camaquã e representações do Governo do Estado.

No momento, o prefeito Municipal, Ivo de Lima Ferreira, salientou o quanto é importante para Camaquã e agradeceu a todos que de alguma forma fizeram parte desta conquista. “O que depender de nós para que a UTI permaneça aqui, iremos fazer”, afirma prefeito.

Segundo representantes do hospital, profissionais estão sendo capacitados para atender as necessidades da UTI. Foram proporcionados treinamentos para os funcionários.

 

Na ocasião estavam presentes o secretário da saúde, Fabiano Martins, presidente da HNSA, José Almiro Alencastro, diretor de controladoria, Cleber Nilson Barcellos Dorneles, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paulinho Bicicletas e Ane Nantal, coordenadora da 2ª Regional de Saúde. Também participou através de videoconferência, a secretária de saúde do Estado, Arita Bergmann, a qual parabenizou todos os envolvidos no processo de aquisição destas unidades.

 

“Toda a comunidade está de parabéns, lutamos e continuaremos lutando para que estas unidades fiquem em Camaquã, para atender a nossa comunidade e região”, declarou o prefeito Ivo em sua fala. O qual encerrou dizendo, “em nome da comunidade camaquense, quero agradecer ao Governo do Estado por estas unidades.”

 

Em outro momento o presidente do HNSA, José Almiro Alencastro, agradeceu o empenho do Executivo Municipal, que desde o início da pandemia, empenhou-se na busca das UTIs, “é uma conquista de todos nós”, relatou. Já a representante da Secretaria de Saúde do Estado, Ane Nantal, disse que “hoje estamos inaugurando as unidades com o esforço da união do Estado, Executivo e Legislativo, juntamente com o HNSA”, finalizou dizendo, “as unidades vieram para atender a toda cidade, veio para ficar”, disse.

 

 

Confira a transmissão completa:

 

A conquista dos equipamentos

A Secretaria da Saúde do Estado (SES) locou três leitos completos, com respiradores, bomba de infusão e monitores, demais equipamentos foram doados pela JBS. O município também emprestou alguns equipamentos e repassou medicamentos e alguns valores para que seja possível a implantação dos 10 leitos de UTI na cidade

Até agora o Governo do Estado já ampliou em 78% a capacidade instalada de leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No início da pandemia, o RS contava com 933 leitos de UTI pelo SUS e hoje já soma 1.664. A meta é ampliar em 104% o número de vagas, chegando a mais de 1.900 leitos de UTI no RS. Segundo o secretário da saúde, Fabiano Martins, o município vai trabalhar para manter os leitos de UTI na cidade. Existe uma vontade muito grande de transformar o HNSA em um hospital de alta complexidade, que seja referência para a região em serviços como traumatologia.

Fonte: “As Informações são do Portal Clic Camaquã”

Deixe seu comentário: