Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Vídeo mostra incêndio em alto mar no Golfo do México

Uma imagem quase inacreditável impressionou o mundo durante a sexta-feira, 2 de julho. A filmagem parecia ter saído de um filme de ficção científica de catástrofes.

“As Informações são do Portal Clic Camaquã”

O oceano pegando fogo no Golfo do México e água sendo usada para apagar fogo no mar. Por mais inacreditável que isso possa parecer, não há nada de ficção. Assista:

A empresa afirmou que ainda vai investigar melhor a causa do incêndio. De acordo com um relatório obtido pela agência Reuters, a instalação foi atingida por chuvas fortes e uma tempestade elétrica.

No entanto, o relatório não foi divulgado oficialmente. As chamas foram controladas após cerca de 5h.

O incêndio ocorreu em razão de um vazamento em oleodutos submarinos operados pela empresa mexicana Pemex (Petróleos de México) a 150 metros de uma plataforma petrolífera do campo de Ku-Maloob-Zaap (KMZ), perto da Península de Yucatán.

O incêndio em pleno oceano conseguiu ser captado pela rede de satélites do consórcio de monitoramento climático e Europeu Copernicus.

O satélite Sentinel-5P do Sistema Copernicus, pelo seu sensor de dióxido de nitrogênio (NO2) registrou as emissões do gás geradas pelo incêndio em pleno mar junto à plataforma petrolífera.

O registro pelo satélite Sentinel-5P ocorreu às 17h37 UTC (14h37 na hora de Brasília) no dia de ontem e foi divulgado pela Adam Plalataform.

De acordo com a MetSul, o Sistema Copernicus opera uma série de satélites Sentinel que são utilizados no monitoramento ambiental, incluindo as emissões de gases, e que têm sido usados na análise e previsão de queimadas, dispersão de aerossóis e outras variáveis ambientais.

Como iniciaram as chamas

O fogo teve início aproximadamente às 5h15 da sexta-feira (hora local), em ma aberto, junto ao estado de Campeche. O campo de KMZ é o maior produtor de petróleo da empresa petrolífera mexicana com produção no momento do incidente de 726 mil barris de petróleo por dia, o que representa cerca de 40% da produção da empresa.

Para conter o incêndio, a Pemex realizou o fechamento de válvulas de interligação de dutos.

O incêndio em pleno oceano foi controlado depois de cinco horas de esforços de brigadistas que se valeram de cinco navios para bombear água do oceano para apagar o fogo em pleno oceano.

A empresa informou que ainda fez uso de nitrogênio para debelar as chamas. O comunicado da Pemex destacou que não houve feridos no incidente em mar aberto.

As imagens do incêndio em pleno mar acabaram sendo um dos temas mais comentados nas redes sociais mundiais e as imagens foram amplamente compartilhadas.

Deixe seu comentário: