Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção nas Ilhas Canárias

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Ilhas Canárias, pertencentes à Espanha, entrou em erupção neste domingo (19), depois de mais de uma semana de registro de milhares de atividades sísmicas na região. Uma nuvem de fumaça e cinzas se formou no local.

Logo após a erupção, o governo pediu aos moradores que “tenham extrema cautela” e fiquem longe da área e das estradas. Autoridades retiraram habitantes dos municípios de El Paso, Los Llanos de Aridane, Villa de Mazo e Fuencaliente.

O vulcão  teve seu nível de alerta elevado de verde para amarelo pelo Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias na semana passada.

Isso aconteceu após o registro de um aumento rápido no número de terremotos e atividades sísmicas nos últimos dias, totalizando cerca de 22 mil tremores.

Tsunami

A Sociedade Brasileira de Geologia publicou uma nota técnica na sexta-feira (17) sobre o risco de um tsunami atingir a costa brasileira em caso de erupção do vulcão. No documento, a instituição afirmou que, apesar de existir um risco e de ele ser estudado desde 1999, a probabilidade de o fenômeno ocorrer é muito baixa.

A divulgação sobre um possível tsunami causou preocupação no Brasil e fez o assunto ser um dos mais comentados nas redes sociais.

Fonte: Foto: Divulgação,  Redação O Sul

Deixe seu comentário: